quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Expectativa x Realidade


Por que o ser humano sofre? É simples. Por expectativa. Ninguém sofre por amor, por saudade, por ódio, por rancor, por raiva. Esses sentimentos todos são resultados de uma série de planejamentos que foram, inesperadamente, rompidos. Você só sofre com uma nota ruim na prova porque você, inconscientemente, esperava tirar uma nota boa. Uma mãe só sofre quando o filho desaponta suas expectativas. O trabalho só é doloroso porque esperamos muito daquele aluno, daquele ambiente, das pessoas ao nosso redor. Uma pessoa sempre me disse "reduza suas expectativas que você vai conseguir sofrer menos e enxergar melhor". E a realidade é essa. 
Não dá pra viver de sonhos. Sonhos não existem! Pessoas são falíveis e não podemos colocar em ninguém o peso da expectativa e a nossa felicidade. Ninguém é obrigado a corresponder com suas expectativas e esperanças. Mas as pessoas são cruéis. Elas fazem isso inconscientemente. Cada dia alimentando mais o coração de outras. E mal sabem elas que fazendo isso, criam um universo mágico e lindo na cabeça da outra pessoa. Se as pessoas soubessem o quanto é ruim a simples frase "vamos ser felizes para sempre, casar, ter filhos, vou te amar por toda a eternidade", ninguém ousaria falar isso pra um outro alguém. Nada é para sempre. Todas as expectativas vão ser quebradas um dia. Bom, podem até acontecer o que queremos, mas nunca exatamente do jeito que queremos. Você pode conhecer uma pessoa hoje e pensar, sonhar, imaginar viver ao lado dela por muitos anos. Mas não adianta sonhar. Só pode sonhar quem tem uma realidade ótima. Não adianta nada planejar o futuro se o presente está todo bagunçado. Não tem futuro sem presente. E as pessoas simplesmente esquecem disso. E esquecem, também, que estão lidando com outras pessoas. Qualquer ser humano que lida com outro ser humano (no trabalho, na família, no dia a dia, nos relacionamentos), precisa saber os limites e a diferença entre sonho e realidade.
A frustração é inerente à vida. Não adianta eu chegar aqui e falar "pessoal, vamos parar de esperar demais de tudo e de todos, ok?". Não é mágica. Não é um truque. Mas isso precisa ser trabalhado em todos os aspectos das nossas vidas. Não digo para pararmos de sonhar. Os son
hos alimentam o presente e nos faz querer lutar pelo nosso futuro. Aí que tá a diferença de sonhar e só sonhar. Quem sonha e não faz nada para realizar, deixa "o tempo fazer sua parte", muito possivelmente vai quebrar a cara. É aquela coisa clichê de sempre mas que a gente nunca aprende "a queda é muito maior quando se sonha alto demais" e a queda, meus queridos, é muito dolorosa. Acordar para a realidade é doído, mais doído do que a pior das enxaquecas num dia quente. Falta o ar, queima o corpo e, nosso amigo cérebro que não ajuda em nada, pinga gotas de veneno a cada dia no nosso coração. É tipo isso mesmo. 
Para sonhar, para realizar os sonhos, a sintonia tem de estar muito boa. Não para que lá no futuro (que nem existe) uma coisa dê certo, mas para que as bases construídas no presente, sejam tão firmes mas tão firmes que a expectativa seja quase o que de fato acontecerá - quase, pois nunca será como de fato desejamos. Não iluda-se e nem iluda quem está ao seu lado. A ilusão causa esperança, a esperança causa tombos. Sempre. Em qualquer sentido da vida. É um sanduíche que na imagem era lindo e na hora de comer não chegou nem aos pés, é uma mãe que espera que um filho case e tenha mais filhos e na realidade o filho assume ser gay, é uma receita que tem tudo pra dar certo e no final queima e torna-se intragável, é um desejo de ter a pessoa ao lado e de repente ela morre, é um amor que um dia foi eterno e sonhador e agora é só a dor. Quem sonha demais, não vive o presente e esquece de "pescar", imaginando o "super peixe" que um dia virá. Atitudes! Ações! Isso sim tem de ser feito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário