domingo, 30 de junho de 2013

Vida de gente grande

É, tem dois anos (quase três) que era pra eu ter entrado, de fato, na minha vida de adulto. Mas todo mundo tem seu tempo e eu também tive o meu. Tempo de adaptação, de choque, de escolhas. Mudei de curso, radicalmente. Deus faz tudo no tempo certo. Até as coisas mínimas. Talvez se eu tivesse entrado no curso dos meus sonhos com 18 anos, eu não teria a cabeça que tenho hoje pra levar a sério e realmente construir uma carreira. Mas enfim, estou feliz porque agora estou amando o que estou estudando. Mas esse não é o ponto principal desse post.
Trabalhar. É, não tem 6 meses que eu trabalho, já tem 2 anos e alguns meses. Mas parece que esse semestre foi meu primeiro de trabalho. Eu digo isso porque eu me senti mais madura ao encarar meu trabalho. Amadurecimento é uma coisa que vem com o tempo e com as necessidades. O mundo te coloca em situações que ou você amadurece ou você fica estagnado e não evolui. E trabalhar exige amadurecimento. Ou melhor, querer ter sucesso e crescer no emprego, exige amadurecimento. Hoje em dia me considero muito mais responsável, madura e ciente das minhas responsabilidades do que um ano atrás. 
Estudar. Talvez a tarefa mais fácil do ser humano. Só não estuda quem não quer. Sim, a coisa mais complicada é encontrar um curso que você irá gostar e querer trabalhar com aquilo o resto da vida. O primeiro passo pra conseguir levar um curso em frente é disciplina. É essencial. Foco e afinidade são parte do segundo passo. Sou uma pessoa realizada no meu curso? Olha, só fiz um período. Mas, posso dizer que estou a caminho e num caminho muito feliz de estar realizada. 
Estudar e trabalhar. Acho que a vida adulta é basicamente isso. Trabalhar o dia inteiro e ainda ter que ir a aula à noite, prestar atenção na aula porque não vai ter tempo de estudar em casa. É muito cansativo, não mentirei. Mas no final das contas, tudo é tão gratificante, as férias tão esperadas chegam e você pensa 'porra, passei linda por isso'. E, claro, que vem muito mais pra frente. Mas a recompensa é enorme e enche o coração de alegria, ainda mais quando você trabalha e estuda com o que gosta. 
Falta de tempo. Claaaaro! Sempre presente em minha vida. A pior coisa do mundo é você olhar pra trás e ver que podia fazer tantas coisas e sobrava tempo e hoje em dia não dá pra fazer absolutamente mais nada. Nem mesmo saber das fofocas do mundo dos famosos. Nem precisa olha pro passado não. Quantas vezes rejeitei qualquer simples convite pelo mesmo motivo 'tenho que ir pra aula/trabalhar'. Mas, como dizia nosso lindo e absoluto Nietzsche, NO PAIN, NO GAIN! Isso serve para que as férias sejam muito bem valorizadas e não acabem nunca.
Amadurecer não significa só mudar o modo de viver, mas o modo de pensar. Acho que principalmente o modo de pensar. Pensar interfere no modo de agir. Aí entramos no grande problema: pessoas. Seguido por um problema maior: sentimentos. Sentimentos amadurecem. Amadurecem, tomam forma e consistência. Quando a gente começa a criar vontades. Vontades de crescer e construir algo maior e mais forte. Algo que pessoas nunca te deram, sentimentos que serão eternos. Amadurecer, de fato, é valorizar quem está ao seu lado, por mais que deixe um passado enorme pra trás Escolhas são assim. E escolhas maduras perduram. Escolhas maduras são escolhas certas. É aquela coisa de achar o seu pézinho de meia. Aquela pessoa com quem você vai construir uma vida inteira, com quem pode contar, com quem se sente seguro, tão seguro que pode fazer tantos planos, planos de 5, 10, 15, 20, 30 anos.. Pois sabe que o sentimento é verdadeiro. Sabe que o sentimento naquele relacionamento é o mais sincero e forte. E, o mais importante, é um sentimento adulto. 
Enfim, amadurecer é saber fazer escolhas certas. Escolhas que nos darão futuro. Com amor e segurança. Crescer é saber fazer planos e correr atrás dos planos. Crescer feliz é ter quem te faz feliz ao lado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário